domingo, 1 de fevereiro de 2015

Sobre o Blog


 


Meu nome é Lucimara Gabriel, minha formação acadêmica é Pedagogia Licenciatura Plena, Pós graduação em Educação Infantil, Mídias na Educação (em curso) e aluna do Curso de Formação continuada do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade certa - PNAIC. Trabalhei 10 anos na rede particular de ensino, como professora de Educação Infantil. Assumi então em 2003 na Rede Municipal de São Paulo. Lecionando nestes últimos anos, como educadora nos Projetos de alfabetização da Prefeitura “Ler e Escrever – Prioridade na Escola Municipal” ( TOF, PIC, SAP), atualmente designada para exercer a função de Professora de Apoio Complementar de Recuperação Paralela, no CEU EMEF Professor Paulo Gonçalo dos Santos.  
  


O Projeto:
 
Fez-se necessário pensar em um projeto que promovesse o protagonismo do educando, por meio do trabalho com as linguagens midiáticas, recursos tecnológicos da informação e comunicação, e que Garantisse os Direitos de Aprendizagem em cada etapa e seus eixos norteadores: Leitura, Oralidade, Produção Escrita e Análise Linguística.
Desenvolver um trabalho com o texto jornalístico nas aulas de Recuperação Paralela de Língua Portuguesa, vem se mostrando um desafio. O processo ensino aprendizagem é complexo, mas dinâmico, com diversificadas ações em situações e espaços da UE, e fora dela, favorecendo variadas vivências que exigem do educando o uso das reflexões e consequentemente, tomada de decisões. Levando-o a ampliar, dialogar e mostrar seus saberes, recuperando seu direito a aprendizagem, dando significado a diferentes situações do uso real da leitura e escrita.
Desenvolver um trabalho com o texto jornalístico nas aulas de RP vem se mostrando um desafio. O processo ensino aprendizagem é complexo, mas dinâmico, com diversificadas ações em situações e espaços da UE, e fora dela, favorecendo variadas vivências que exigem do educando o uso das reflexões e consequentemente, tomada de decisões. Levando-o a ampliar, dialogar e mostrar seus saberes, recuperando seu direito a aprendizagem, dando significado a diferentes situações do uso real da leitura e escrita. 
Este trabalho tem muita importância junto aos alunos indicados para a Recuperação Paralela, para os alunos que se disponibilizam voluntariamente para exercerem a função de Monitores/ Colaboradores, assim como para toda comunidade escolar. Pois poderão acompanhar o trabalho realizado pelos educandos, por seus filhos, onde podem validar que através de uma aprendizagens significativas, os alunos com dificuldades de aprendizagem tornam-se capazes de produzir notícias, de levar informação aos seus colegas, familiares e comunidade.
Temos um Jornal Impresso, mas a criação do Blog poderá atender um número maior de alunos, seus familiares e a comunidade escolar como um todo, visto que o número de tiragem do Jornal impresso nunca foi suficiente para atender a todos.
 




Um comentário:

  1. Lucimara, seu blog está muito bonito, bem elaborado e o projeto é riqueza pura! Se pensarmos bem, esse projeto deveria se tornar uma obrigatoriedade nas escolas da rede pública de ensino! Excelente. Parabéns!

    ResponderExcluir