domingo, 1 de fevereiro de 2015

Jornal EMEF Planeta CEU


  • Apresentação de vários gêneros e esferas para leitura e escrita – contos, curiosidades, jornal, entrevistas, depoimentos, bilhete...
  • Análise e reflexão sobre sistema de escrita e diferenças entre textos que nasceram falados, refletindo sobre as diferenças entre a fala e a escrita;
  • Pesquisa e estudo do do tema (Literatura afro-brasileira e Leituraço);
  • Elaboração de questões e dúvidas do tema abordado;
Preparo e organização do grupo para a realização de entrevistas com as professoras Misleine e Elis a respeito do tema abordado (Leituraço, Consciência Negra e as literaturas Afro-brasileiras).



Resumo do trabalho:
    O trabalho com o Projeto Imprensa Jovem – Jornal EMEF Planeta CEU, na Recuperação Paralela, efetiva várias ações educativas, que favorecem práticas significativas que apontam efetivamente aos alunos uma função social para tudo o que estão lendo, escrevendo, propiciando que pratiquem também a oralidade elaborada.
    Favorece um trabalho com importantes parcerias dentro e fora da escola, desta forma percebemos um crescente aumento da frequência dos alunos indicados para a Recuperação Paralela, assim como o interesse dos demais alunos da escola, sem indicação de dificuldade de aprendizagem, em participarem também do projeto, atuando como monitores.
    O grupo demonstra grande interesse em participar de todo o processo do projeto em desenvolvimento, desde a observação e discussão dos diferentes recursos linguísticos utilizados pelos autores dos contos, das entrevistas, dos depoimentos... para descrever um personagem, um acontecimento, como o autor foi tecendo, construindo o texto...
    Este trabalho propicia aos alunos fazer inferências, atribuindo significados as palavras de uso não usual, lendo novamente para compreender o significado de uma palavra ou ideia. Favorecendo a melhora de sua leitura, sua fluência e da compreensão do mesmo.
    Os alunos desenvolveram interesse por outras leituras como por depoimentos, entrevistas e outros gêneros que compões um jornal.
    Passaram a não se recusarem a escrever, escrevendo com maior segurança, muitos fazendo uso pertinente de novas palavras em situações diversas de escrita e de oralidade, questionando a professora ou amigo a respeito da escrita de uma palavra ou frase. 




     










Nenhum comentário:

Postar um comentário